Se você comprou um carro nos últimos anos, talvez tenha percebido que a tecnologia de "stop-start" ("start-stop / clean idling") do motorista ajuda a economia de combustível. Esses sistemas tornaram-se mais comuns recentemente, e a ideia por trás deles é relativamente simples: quando você pára em uma luz vermelha ou está esperando na linha do carro, você não precisa do motor do seu carro; e se o motor não estiver funcionando, não está desperdiçando combustível.
Mas como funciona a tecnologia? Vamos dar uma olhada nos prós e contras.
Travão para eficiência de combustível
Os sistemas de stop-start dos fabricantes de automóveis geralmente funcionam da mesma forma, embora possa haver diferenças sutis na experiência do usuário entre diferentes marcas. Quando você pressiona o freio e o carro chega a uma parada completa, o motor desliga, economizando combustível enquanto você se senta lá. Uma vez que você tira o pé do freio, o motor reinicia imediatamente e sem problemas.
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A Volkswagen of America incorporou a tecnologia start-stop em 2017 em seu novo Atlas SUV o transformando em Tiguan. Doug Skorupski, gerente de estratégia do grupo de força na VW, explica o recurso.
"Como você está realmente soltando o pedal do freio, o sistema pode sentir a redução da pressão desse pedal de freio, e já estará configurando para iniciar o motor antes de pisar no pedal do acelerador", ele diz. "Um dos principais aspectos deste sistema que queremos é garantir que não tenha hesitação. Quando você coloca o pé no pedal do acelerador, queremos que o motor esteja funcionando para que sua experiência seja livre de hesitação".
O Stop-Start pode funcionar com transmissões automáticas e manuais, embora atualmente esteja disponível somente nas transmissões automáticas e de dupla embreagem da Volkswagen. Isso é porque a VW projetou seu sistema com os hábitos e preferências de condução dos americanos em mente.
Autoweek diz que em carros que emparelham-se com uma transmissão manual, é muito mais fácil para o carro saber quando ir. O motor desliga quando você se desloca para o ponto morto e tira o pé da embreagem e começa quando empurra a embreagem. Quando você se desloca em marcha, está pronto para ir.
Prós e contras
Enquanto a tecnologia stop-start causa mais desgaste em certos componentes, esses são aprimorados para lidar com o aumento da demanda. Esses motores são projetados para permanecer lubrificados (para evitar o contato metal-on-metal que provoca desgaste e danos prematuros do motor) e são combinados com um motor de partida atualizado, bateria de 12 volts e alternador.
Nem todos os motoristas gostam da tecnologia e acham intrusivo e irritante, especialmente quando conduzem o tráfego de stop-and-go, de modo a torná-lo confortável e fácil de usar é crítico. Em alguns carros, ele não será ativado se as condições não forem ótimas. Skorupski diz que, quando o motor ainda estiver frio ou se o ar condicionado estiver funcionando em uma configuração alta, o sistema VW não entrará em ação porque isso pode causar desconforto na cabine. Alguns também podem desativar se é muito quente ou muito frio lá fora, e a maioria dos carros permite que os drivers substituam manualmente o sistema, também. Na verdade, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA assume metade dos drivers que o impediram.
Mas Skorupski diz que a economia de combustível faz com que valha a pena. "O pessoal de uma configuração mais congestionada, mais urbana, terá maior economia de combustível do que as pessoas nas áreas rurais", diz ele. "Isso é baseado no número de paradas e quanto tempo estes veículos são interrompidos nas luzes".
Isso significa cerca de 10 a 15% nas áreas urbanas, diz ele. Esses números também refletem a redução das emissões de escape, o que significa que esses veículos poderiam criar uma poluição de até 10 a 15% menor.
Se você faz muita condução na cidade, você é um excelente candidato para a tecnologia stop-start no seu próximo carro usado de novo ou atrasado. A Volkswagen é nova neste campo, mas você pode voltar há alguns anos e encontrar esses sistemas em veículos da BMW, Ford, Volvo, Kia e Honda, entre outros. Skorupski diz que a tecnologia stop-start é principalmente uma coisa americana, devido aos padrões corporativos de economia de combustível corporativa (CAFE) do governo. Isso significa que, mesmo quando as montadoras tentam projetar veículos para vender em tantos países quanto possível, os novos carros do mercado americano são um tanto únicos a esse respeito. Em outras palavras, não há nada que pareça que os fabricantes de automóveis vendem stop-start em outro lugar; eles simplesmente não precisam ainda. Ainda.